Mapa do Site

Santa Rosa de Viterbo, segunda-feira, 29 de abril de 2024 Telefone (16) 3954-1666 /

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta-feira Das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00

Segu
Terç

Administração - Terça-feira, 02 de Abril de 2024

Notícias por Categoria

Dia Mundial da Conscientização do Autismo - apoio Procuradoria da Mulher de Santa Rosa de Viterbo/SP

Dia 02 de Abril "Dia Mundial da Conscientização do Autismo"

Dia 2 de Abril “Dia mundial da conscientização do Autismo”

VALORIZE AS CAPACIDADES e RESPEITE OS LIMITES

Em 2007, a ONU declarou todo 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando cartões-postais do mundo todo se iluminam de azul.

Mas o que é autismo? O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (nome oficial) é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos).

Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam, há desde pessoas com outros transtornos, doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

Sinais de autismo, a seguir, veja alguns dos sinais de alerta para o risco de autismo em crianças, dificilmente um autista terá todos estes sinais, apenas 3 das características abaixo presentes já merecem uma investigação diagnóstica junto a um médico neurologista ou psiquiatra. Mas lembre-se que adultos também podem ser autistas, com sinais diferentes destes:

. Não manter contato visual por mais de 2 segundos;

. Não atender quando chamado pelo nome;

. Isolar-se ou não se interessar por outras crianças;

. Alinhar objetos;

. Ser muito preso a rotinas a ponto de entrar em crise;

. Não brincar com brinquedos de forma convencional;

. Fazer movimentos repetitivos sem função aparente (stims ou estereotipias);

. Não falar ou não fazer gestos para mostrar algo;

. Repetir frases ou palavras em momentos inadequados, sem sua devida função (ecolalia);

. Não compartilhar seus interesses e atenção, apontando para algo ou não olhar quando apontamos algo;

. Girar objetos sem uma função aparente;

. Interesse restrito ou hiperfoco num assunto;

. Não imitar;

. Não brincar de faz-de-conta;

. Hipersensibilidade ou hiper-reatividade sensorial.

Que a conscientização do Autismo não acabe após o mês de abril!

#autismo #transtornodoespectroautista